CLUBE NAUTICO DE CABO FRIO

Cabo Frio - RJ, 30 de Julho de 2014.



Clube Nautico de Cabo Frio
  

Sede Social

Rua dos Meros, 10 - Ogiva Cabo Frio - RJ
CEP: 28924-160 Tel/fax: (22) 2643-0155

  PRINCIPAL
  Institucional
    Fale Conosco
    Histůrico
    Homenagem
    Regimento interno Šrea social
    Regimento Interno NŠutica
    Estatuto
    MELHORIAS - NOVIDADES!
    Lojinha do NŠutico
    Informativo Rumo ao Futuro
  Estrutura
    Pesca
    NŠutica
    Cabo Frio
    Esporte e Lazer
    Classificados NŠuticos
    Restaurante
  Conselho Deliberativo
    Comodoria
  Títulos

CLASSIFICADO NAUTICO EM CABO FRIO

IV Torneio Interno de Caça Submarina

A premiação das equipes vencedoras do IV Torneio Interno de Caça Submarina será realizada neste domingo, dia 8 de abril, a partir das 13h, no Clube Náutico de Cabo Frio. A competição e a pesagem dos peixes aconteceram no dia primeiro de abril e a vitória ficou com a equipe Brut, formada pelos competidores Fininho, Mateus e Benedicto.

A equipe campeã somou 75.000 pontos. Os peixes pescados foram: uma garoupa, cinco bonitos, nove piranjicas, três salmões, cinco anchovas, dois xereletes amarelos, um xerelete, uma graçainha e cinco marimbas, totalizando 27 peças, o que rendeu à equipe 13.500 pontos pelo número de peixes e tipos pescados, além dos 61.500 quilos totais. O maior peixe foi fisgado por Fininho, uma garoupa de 7.345 quilos.

A equipe vice-campeã, a Queen Mary, conquistou 44.100 pontos, seguida pela Alpebaram, com 37.200 pontos, pela Gafanhoto, com 35.600, pela equipe Maria Luiza, com 26.800 pontos e finalizando a equipe O Verbo, que não pontuou.

Na classificação de maiores peixes fisgados, além de Fininho, já citado, figuram Humberto Santos, o Macaco, que pescou um pirangica de 4.075 quilos; Alex Macieiro, com uma anchova de 3.490 quilos; Sérgio Santos com outra anchova de 2.950 quilos e Willian Passos com um sago de beiço de cinco quilos.

Os peixes serão preparados no dia da premiação e servidos aos sócios e convidados presentes no Clube Náutico de Cabo Frio. No mesmo dia, a diretoria do Clube realiza a chegada do Coelhinho da Páscoa para as crianças, a partir das 13h, e a Copa Nelson Gomide de Canoas Havaianas, com concentração às 9h no Clube e largadas previstas para as 10h e 12h, nas categorias OC1, OC2 e OC6. Os participantes ganharão camisas alusivas ao evento e terão direito a uma mesa de frutas. As inscrições para a Copa são gratuitas. O evento conta com o apoio da B4PISMKT e patrocínio da Rede Sol Gás e da Marbela Distribuidora de Bebidas.

Viviane Teixeira

 

 

 

CNCF realiza Torneio Nelson Gomide de Pesca Submarina
 
Acontece neste final de semana, dias 17 e 18 de dezembro, no Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF), o 2º Torneio de Pesca Submarina Nelson Gomide e o primeiro Torneio de Tiro ao Alvo no Fundo da Piscina. O primeiro evento deve reunir mais de 20 atletas, em sua maioria do estado do Rio de Janeiro, mas também representantes de outros estados e da Argentina. Já o segundo torneio espera reunir 32 competidores.
O primeiro dia das competições começa bem cedo com a saída dos barcos com os atletas em direção às ilhas Dois Irmãos, Comprida, Redonda, Capões, Pargos e Breu. A competição acontecerá de forma individual nas categorias Federados, Principiantes e Máster. A premiação acontece no final da tarde com troféus e prêmios para os três melhores colocados de cada modalidade.
Já o Torneio de Tiro ao Alvo no Fundo da Piscina é uma novidade em Cabo Frio. A competição começa com o mergulho do atleta, que deve nadar 10 metros submerso, parar quatro metros antes do alvo e disparar o arpão. No alvo estão estipuladas três formas de pontuação: 5, 8 e 10 pontos. A competição terá duas baterias, com 16 atletas cada – caso o número de inscrições atinja o total de 32 –, e de acordo com os pontos conquistados os atletas vão sendo desclassificados até se chegar aos cinco melhores colocados que receberão troféus. As inscrições para os campeonatos podem ser feitas até sexta-feira, dia 17 de dezembro. Mais informações através do e-mail: jmario@aspcf.com ou pelo telefone: 7835-9578.
O evento é uma realização da Associação de Pesca Subaquática de Cabo Frio e do Clube Náutico de Cabo Frio e conta com o apoio da Fun Drive, do Restaurante Tia Maluca, da Ventura, da Rádio Ondas, da Nomade Artes Gráficas, da Thatic, do jornal O Convés e da Divecom.
 
 
Resultados do Campeonato Nacional de Pesca em Apneia no CNCF
 
 
Nos dias 3 e 4 de dezembro o Clube Náutico de Cabo Frio sediou o Campeonato Nacional de Pesca em Apneia, realizado pela Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS). O campeonato reuniu cerca de 30 competidores de diferentes estados brasileiros, entre eles a equipe do CNCF formada por Humberto Santos, o Macaco; Jairson Gonçalves, o Fininho e Sérgio Silva.
A competição aconteceu nas ilhas Dois Irmãos, Comprida, Redonda, Capões, Pargos e Breu. A equipe vencedora foi a do Clube dos Marimbás (CM) com 25.500 peças pescadas, 103.260 quilos e 128.760 pontos acumulados. O segundo lugar ficou com a Associação Capixaba de Pesca Subaquática (Ascapes) com 16.500 peças capturadas, 41.630 quilos e 118.240 pontos. O terceiro lugar ficou com o Iate Clube do Rio de Janeiro que acumulou 103.230 pontos ao longo da competição. A equipe do CNCF ficou com o quarto lugar com 79.290 pontos.
Na categoria individual o título ficou com o atleta Paulo Pacheco, da Ascapes, que conquistou 60.110 pontos. O segundo lugar ficou com o atleta Fernando Carvalho, com 51.390 pontos e o terceiro lugar ficou com o tri campeão brasileiro Diego Santiago (ICRJ), com 46.070 pontos acumulados. O atleta Sérgio Silva, do CNCF, foi o mais bem colocado da equipe de Cabo Frio com a sétima colocação entre os 25 classificados. 

 

 

Campeonato Nacional de Pesca em Apneia no CNCF

 
A partir de sexta-feira, dia 3 de dezembro, o Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF) sedia o Campeonato Nacional de Pesca em Apneia, evento que segue até o sábado e vai reunir na cidade cerca de 30 competidores do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, entre outros.
A competição começa na sexta-feira, às 7h30, com a saída dos barcos e equipes competidoras do CNCF. Às 9h30 acontece a largada oficial para a ilha dos Capões, Pargos e Breu. O retorno das embarcações acontece por volta das 15h30 para a primeira pesagem do campeonato.
No sábado, a competição também começa às 9h30 nas ilhas Comprida, Redonda e Dois Irmãos. O retorno das embarcações acontece às 15h30 para a pesagem final que premiará a equipe que conquistar a maior quantidade de peixes na soma final dos três participantes de cada time. Também será premiado com troféu o atleta que capturar o maior peixe. Às 21h acontece no Clube Náutico a solenidade de entrega dos prêmios.
A equipe do Clube Náutico de Cabo Frio é formada por Humberto Santos, o Macaco; Jairson Gonçalves, o Fininho e Sérgio Silva. A equipe carrega no currículo, entre outros títulos, o Campeonato Nacional de 2001 (Cabo Frio) Individual, com Humberto Santos, e por equipe com Humberto Santos, Paulo de Sá Junior e Jairton Gonçalves; o 3º lugar com Paulo de Sá Junior, em 2002, na Ilha bela; o vice-campeonato com Humberto Santos e 3º lugar de Paulo de Sá Junior, além do primeiro lugar da equipe formada Humberto Santos, Paulo de Sá Junior e Paulo Sérgio Pacheco em 2005 (Cabo Frio) e também os títulos internacionais: I Troféu Internacional Américo Santarelli (Rio de Janeiro), com a dupla Edmundo Souto e Paulo Sérgio Pacheco, em 1991; II Troféu Internacional Américo Santarelli (Rio de Janeiro), com a dupla Edmundo Souto e Paulo Sérgio Pacheco em 1993 e o 1º Campeonato Mundial de Pesca Esportiva em Apneia FIPSA (Cabo Frio) com a conquista do individual  por Paulo Sérgio Pacheco e por equipe em 2006.
Mais informações sobre o evento, que é uma realização da Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS) podem ser obtidas na sede social do CNCF que fica à Rua dos Meros, s/n°- Ogiva, através dos telefones: (22) 2643-0155 ou pelo e-mail: secretariacabofrio@cncf.com.br.
 
 
Campeonato Brasileiro de Pesca em Apneia!
Já estão abertas as inscrições, na secretaria do Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF), para o Campeonato Nacional de Pesca Esportiva em Apnéia 2010, evento que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro  e terá como sede o CNCF.
Os interessados em participar do campeonato, que contará com a equipe do Clube Náutico, devem estar inscritos até o dia 2 de dezembro, data em que acontecerá a reunião dos capitães das equipes. Para cada atleta será cobrada a taxa de R$70.
 
PROGRAMAÇÃO:
Reunião de Capitães - dia 02/12 - Clube Náutico às 19h
Competição e pesagens - dias 03 e 04/12 - Clube Náutico.
Festa de Encerramento - dia 04/12 - Clube Náutico às 21h.
 
Mais informações sobre o evento, que é uma realização da Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS) podem ser obtidas na sede social do CNCF que fica à Rua dos Meros, s/n°- Ogiva, através dos telefones: (22) 2643-0155 ou pelo e-mail: secretariacabofrio@cncf.com.br.  
 
Informações:
 
HOSPEDAGEM 
Pousada Porto Canal
22-26431087 - Graciela
 
Contato Embarcações
 
22-99424350 - Bito
22-92237588 - Nelson
22-88437585 - Jordan
22-26476890 - Valdir Jr.
22-92120802 - Parafuso
22-26434071 - Delei
22-99309252 - Beto Felipe (02 barcos)
22-99087188 - Zé (02 barcos)
 
 
* Informamos que essa listagem será atualizada quinzenalmente

 

 

 

 

A hitória da Caça Submarina em Cabo Frio

Cidade tem no esporte representantes que marcaram épocas

 

O esporte da caça submarina surgiu em Cabo Frio no fim dos anos 40, quando praticantes do Rio de Janeiro foram para a região em busca dos grandes peixes. A casa de Genaro Acetta, próxima ao Clube Tamoio, foi durante muitos anos o ponto de apoio de vários caçadores submarinos. Além de Genaro, entre os primeiros a freqüentar a região podemos citar Abelardo Acetta (irmão de Genaro), Eduardo Souto de Oliveira, Victor Wellisch, Antar Padilha, Bruno Hermnany, Abel Gázio, Toninho Moscoso, Álvaro Varanda, e muitos outros.

As maravilhosas caçadas desta turma estimularam os cabo-frienses, fazendo surgir os primeiros caçadores locais, dentre os quais destacaram-se inicialmente Zé Garcia e Zé Preto. Nessa mesma época, apareceu em Cabo Frio o lendário Alemão (Erik Jackle), que foi levado para Cabo Frio para cuidar da casa de Jorge Santos (outro ponto de apoio dos cariocas) e acabou por transformar-se no melhor barqueiro da cidade. Alemão, por sua vez, aprendeu a mergulhar e, durante muitos anos, foi recordista brasileiro de lagosta.

A fundação do Clube do Canal, no bairro Portinho, deu origem à primeira equipe da cidade a disputar competições. O grupo tinha o curioso nome de “Ao Budião Negro” e reuniu Pitt Nielsen, Lauritz Lachmann, Toninho Moscoso, Álvaro Varanda e outros. Na década de 1960, o Canal, sob o comando de José Luiz Werneck, recrutou grandes caçadores do Rio de Janeiro (Abel Gázio, Gustavo Silva, Jorge Otero, Leopoldo “Biju” Noronha), os quais foram mesclados com a nova geração de Cabo Frio (Marcílio e Jacob Mureb, Cláudio Sherman e Wílson Santos-Ruida), e com novatos do Rio que aprenderam a caçar na região (como Rubinho Abrunhosa, Cacá Formiga, Clóvis Dutra e Cyro Silva).

O Canal travou disputados embates com a mais poderosa equipe da época, o Iate Clube de Angra dos Reis (ICAR), com craques como Luís e Pedro Correia de Araújo, Cid Rossi, Charuto e Domingos Castello Branco, o Badué. Nesta época, o Clube do Canal foi sede a caça submarina dos Jogos Luso-Brasileiros. O Brasil ganhou com uma equipe formada totalmente por atletas de Cabo Frio.

Na década de 1970 foi a vez do Costa Azul Iate Clube entrar em cena, com os atletas Gélson Costa (o Gandola), o próprio Clóvis, João Baptista Figueira de Mello, Bebeto e Lelei. Sob o comando de Willy Horner, o Costa Azul conquistou vários títulos regionais e nacionais. Nesta época, Gandola fez parte na equipe brasileira campeã mundial em 1975, no Peru, e sul-americana, em 1976, em Angra dos Reis. Clóvis e João Baptista foram campeões sul-americanos em 1974 e 1975, no Peru e na Argentina, respectivamente.

Chegados os anos 90, o Costa Azul, agora dirigido Jacob Mureb, retornou às competições com Marçal Mello, Maurício Ortiz, André Andrade, Clóvis Dutra e Frederico Desetta. Com a chegada do novo milênio, foi a vez de surgir a equipe do Clube Náutico de Cabo Frio. Capitaneado por Paulo de Sá Júnior e formada por caçadores submarinos locais, como Humberto Santos (o Macaco) e Jaírton Quirino (o Fininho), o Náutico sagrou-se campeão brasileiro. Macaco, por sua vez, levou o título brasileiro individual.

A abundância e variedade de peixes sempre atraíram caçadores submarinos para Cabo Frio. Registre-se que foi nas suas águas onde foi capturado o primeiro marlim azul arpoado no Brasil, em janeiro de 2006. O bichão de 301,2 é recorde mundial. Trata-se de o quarto maior peixe jamais arpoado no mundo que se tem registro. (Fonte: CBCS)

Em destaque Gelson Costa, o Gandola, expoente da caça submarina do Brasil, nascido em Cabo Frio e campeão mundial em 1975 (foto da equipe campeã). Gandola faleceu em 2007.

 

Atualmente, a equipe de Caça Sumarina do Clube Náutico de Cabo Frio é uma das principais representantes da cidade em campeonatos nacionais e internacionais. No ranking da Confederação Brasileira de Caça Submarina, destaque para vários atletas e, em segundo lugar, Humberto Costa, o Macaco.

Na lista de campeonatos figuram:

 

 Nacionais

  • O Campeonato Nacional de 2001 (Cabo Frio) Individual, com Humberto Santos e por equipe: Humberto Santos, Paulo de Sá Junior e Jairton Quirino.
  • Em 2002 (Ilha Bela) - 3º lugar com Paulo de Sá Junior
  • 2005 (Cabo Frio) - vice-campeonato com Humberto Santos e 3º lugar de Paulo de Sá Junior, além de por equipe: Humberto Santos, Paulo de Sá Junior e Paulo Sérgio Pacheco.

 

 Internacionais:

  • 1991 - I Troféu Internacional Américo Santarelli (Rio de Janeiro) - Dupla:Edmundo Souto e Paulo Sérgio Pacheco
  • 1993 - II Troféu Internacional Américo Santarelli (Rio de Janeiro) - Dupla:Edmundo Souto e Paulo Sérgio Pacheco
  • 2006 - 1º Campeonato Mundial de Pesca Esportiva em Apneia FIPSA (Cabo Frio) - Campeão Individual Paulo Sérgio Pacheco e Campeonato por equipe

 

 
 

 

1º Torneio Nelson Gomide de Caça Submarina

Realizado em dezembro de 2009, o Torneio homenageou o saudoso comodoro Nelson Gomide e contou com a presença de Jânice Gomide. A equipe do Clube Náutico promoveu o evento:

Abaixo fotos do torneio:

 

 

AREA PARA SÓCIOS


Clube Nautico de Cabo Frio
Nome:
E-mail:


Guia Forte